O Que é Surrealismo?

Surrealismo é uma forma de expressão artística (pintura, literatura, cinema...) onde se usa o instinto, a subconsciência, o automatismo. Seria como se o artista tivesse que se libertar de tudo que fosse racional e normal para se expressar. Parece complicado, não? Mas sabe que isso acontece com qualquer pessoa... Como? Quando dormimos e SONHAMOS!...

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Surrealismo na literatura

"Ave-flor" - As coisas parecem meio bizarras quando se usa o automatismo!!!

O livro MACUNAÍMA de Mário de Andrade talvez seja o melhor exemplo de influência do surrealismo na literatura brasileira. Escrito em apenas seis dias, com uma narrativa mágica, quase automática, reelabora temas de mitologia indígena e visões folclóricas. É uma das obras modernistas brasileiras mais afinadas com a literatura de vanguarda no mundo, na sua época. Nesse romance encontram-se dadaísmo, futurismo, expressionismo e surrealismo aplicados às raízes da cultura brasileira. Leia um trecho:

“Nesse momento um mulato da maior mulataria trepou numa estátua e principiou um discurso entusiasmado explicando pra Macunaíma o que era o dia do Cruzeiro. No céu escampado da noite não tinha uma nuvem nem Capei. A gente enxergava os conhecidos, os pais-das-árvores os pais-das-aves os pais-das-caças e os parentes manos pais mães tias cunhadas cunhãs cunhatãs, todas essas estrelas piscapiscando bem felizes nessa terra sem mal, adonde havia muita saúde e pouca saúva, o firmamento lá.”

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

"Estrelas"


Há estrelas brancas, azuis, verdes, vermelhas.
Há estrelas-peixes, estrelas-pianos, estrelas-meninas,
Estrelas-voadoras, estrelas-flores, estrelas-sabiás,
Há estrelas que vêem, que ouvem,
Outras surdas e outras cegas.
Há muito mais estrelas que máquinas, burgueses e operários;
Quase que só há estrelas.
Murilo Mendes*

*Poeta modernista brasileiro radicado na Europa, que se identificou muito com o surrealismo.