O Que é Surrealismo?

Surrealismo é uma forma de expressão artística (pintura, literatura, cinema...) onde se usa o instinto, a subconsciência, o automatismo. Seria como se o artista tivesse que se libertar de tudo que fosse racional e normal para se expressar. Parece complicado, não? Mas sabe que isso acontece com qualquer pessoa... Como? Quando dormimos e SONHAMOS!...

sábado, 27 de setembro de 2008

Max Ernst

Max Ernst - "A Europa Depois da Chuva"
O mentor intelectual do Surrealismo, André Breton dizia que Max Ernst (1891-1976) era o "mais magnífico cérebro assombrado" do mundo das artes. O pintor alemão soube levar como poucos a premissa de que a obra deveria vir de um estado onírico, de sonho. Isto é, a pintura seria a manifestação do que os psicanalistas chamam de inconsciente.

Max Ernst - "A Tentação de Santo Antônio"
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.Max Ernst e Dorothea Tanning em 1948
.
Depois de ser um soldado alemão na Primeira Guerra, Ernst, o garoto que aprendera a pintar copiando paisagens de Van Gogh, passou por uma breve fase cubista após a guerra. Em 1919, fundou o grupo Dada em sua terra natal (Colônia) e se propôs a destruir todos os valores estéticos de então. Foi uma tentativa de ruptura, uma reação contra uma sociedade falida e destruída moralmente pela Primeira Guerra Mundial.


Em 1922, emigrou para a França, onde conheceu André Breton e ingressou no movimento surrealista. Publicou livros de poesia ilustrados e, em 1929, fez a colagem "A Mulher de 100 Cabeças", um dos ícones do surrealismo. Em 1930, interpretou um papel no filme de Luis Buñuel, "A Idade do Ouro".O Surrealismo levou às últimas conseqüências o que seus criadores entendiam como "renovação da arte a partir da recusa à lógica e à moral da burguesia". Assim como o Dadaísmo, jogou fora tudo o que até então era esteticamente aceitável. Ao lado de Louis Aragon, Salvador Dali e Man Ray, Ernst criou peças que até hoje chocam o público.

Max Ernst - "Anje du Fuyeur"

Em seus quadros de cores brilhantes, Max Ernst associava imagens de elementos demoníacos e absurdos com outros eróticos e fabulosos. Unia de forma irracional esses símbolos para expressar seu subjetivismo. Da mesma forma que em suas colagens, as esculturas mesclavam objetos cotidianos, como peças de automóvel e garrafas de leite, a blocos de cimento, que depois fundia em bronze.Na Alemanha nazista, seus quadros foram expostos, junto aos de outros artistas na mostra denominada Arte Degenerada, em 1937. Durante a Segunda Guerra, com a ocupação da França, Ernst fugiu para os Estados Unidos sob a proteção da mecenas milionária Peggy Guggenheim, uma de suas várias amantes. Em 1948, ganhou a cidadania americana.Voltou à Europa em 1958, naturalizando-se francês. Morreu em 1976, em Paris.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Fotografia surrealista

Conheçam o trabalho do fotógrafo Patrick Desmet. Nascido na Bélgica, Desmet tem uma paixão intensa pela fotografia e pelo surrealismo. Ver o seu portfólio é sem dúvida uma experiência enriquecedora!

domingo, 21 de setembro de 2008

René Magritte

Em "La condition humaine, 1933", um quadro de uma paisagem foi colocado num tripé, frente a uma janela. O tema é exatamente igual ao exterior, criando uma confusão entre a representação e o original. Através desta obra, o pintor belga René Magritte questiona a distinção entre a ilusão e a realidade. O estilo meticuloso e frio, derivado do mundo da publicidade e da ilustração, acrescenta uma convicção próxima da de um documentário a esta estranha imagem, desafiando as nossas certezas visuais. O caráter ilusionístico e a atmosfera de sonho são próprios da sua versão individual do Surrealismo. Magritte tornou-se um dos líderes deste movimento depois de ter abandonado a Bélgica, em 1927, para se instalar em Paris, onde permaneceu durante três anos. As suas obras são frequentemente enigmáticas, jogando com a ambiguidade e a verdade visual. Acerca da sua própria obra, afirmou: «As pessoas que procuram significados simbólicos não conseguem captar a poesia e o mistério da imagem... As imagens têm de ser vistas tal como são.» René Magritte nasceu em Lessines (BEL) em 1898 e morreu em Bruxelas (BEL) em 1967.